Antes da prova:

1-No dia anterior, revê as matérias: Faz uma última revisão dos tópicos-chave da matéria. Reforça a tua compreensão dos conceitos fundamentais e revê, sem stress, a resolução de alguns exercícios que podes vir a encontrar semelhantes na prova.

2-Prepara o teu material: Certifica-te de que tens todo o material necessário. Verifica se tens lápis, borracha, caneta azul ou preta, material de desenho (régua, esquadro, compasso e transferidor), calculadora (básica), relógio, cartão de cidadão. Água (sem rótulo) e um snack (uma barra de ceriais, uma peça de fruta por ex). Organiza-os de forma clara e acessível, para que possas encontrá-los facilmente durante a prova.

3-Descansa bem: Uma noite de sono adequada é fundamental para estares alerta e focado durante a prova. Certifica-te de ter uma boa noite de descanso. Levanta-te bem cedo.

4-Alimenta-te corretamente: Um pequeno-almoço nutritivo vai fornecer-te a energia necessária para enfrentares os desafios da prova. Opta por alimentos saudáveis que te mantenham com energia.

5-Chega cedo: Evita o stress desnecessário e chega à sala de exame com antecedência. Isso dará tempo para te acomodares, tranquilizares e familiarizares com o ambiente antes do início da prova.

Durante a prova:

1-Mantém a calma: Respira fundo e mantém a calma durante toda a prova. Lembra-te de que estás preparado e confia nas tuas capacidades.

2-Concentra-te nas questões e lê atentamente cada enunciado. Lê as questões atentamente: Dedica alguns segundos a ler cada pergunta com calma e compreender o que é solicitado. Isso evitará interpretações erradas e possíveis erros.

3-Aplica os conhecimentos adquiridos nas aulas e nas explicações. Utiliza as fórmulas, propriedades e técnicas adequadas que aprendeste. Faz os cálculos com cuidado, verifica cada etapa para evitar erros simples. Utiliza parênteses e faz as operações passo a passo para garantir a precisão dos resultados.

4-Verifica os resultados: Depois de resolver cada questão, verifica os resultados obtidos. Assegura-te de que a resposta está correta e de que cumpre todos os requisitos solicitados. Justifica as respostas, sempre que possível, explica o raciocínio. Demonstrar o processo de resolução e mostrar o pensamento lógico pode ajudar a obter pontos adicionais, mesmo que a resposta final esteja incorreta.

5-Gere o tempo com sabedoria. Divide o tempo disponível para cada questão de acordo com a sua complexidade. Não fiques demasiado tempo numa única questão. Se tiveres dificuldades, passa para a próxima e volta mais tarde. Se possível, deixa algum tempo para reveres as respostas antes de entregares a prova.

Mantém-te confiante, concentra-te nas estratégias de resolução de problemas e acredita que estás preparado(a). Boa sorte! 🍀👍

Este artigo foi produzido pelo site de referência em Portugal para exames nacionais, https://www.examesnacionais.com.pt/ . Este site é um recurso valioso para todos os alunos que se encontram a preparar para os exames nacionais. Nele encontras uma variedade de materiais de estudo, dicas e conselhos úteis. Encorajamos todos os alunos a visitar o site para obter mais informações e recursos para ajudar na preparação para os exames. Bom estudo e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *