A Prova Final Nacional de Matemática do 9º ano é um marco importante na vida escolar dos alunos. Para além de todo o estudo e preparação necessários, é importante saber que material é permitido e recomendado levar para a prova. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a preparar a tua mochila para o grande dia.

Material Permitido

1-Canetas e Lápis: É essencial levar pelo menos uma caneta azul ou preta para escrever as respostas na folha de prova. Um lápis e uma borracha também são úteis para fazer cálculos ou esboços preliminares.

2-Material de Desenho: Para a prova de matemática, é permitido e recomendado levar material de desenho, como régua, esquadro, compasso e transferidor. Estes podem ser úteis para traçar linhas retas, medir ângulos ou construir figuras geométricas.

3-Calculadora: É permitido o uso de calculadora na Prova Final de Matemática. No entanto, a calculadora deve ser simples, ou seja, não pode ser programável, nem pode ter capacidade para fazer gráficos ou cálculos simbólicos.

4-Relógio: Embora haja um relógio na sala de exame, pode ser útil ter o teu próprio relógio para gerir melhor o teu tempo

5-Cartão de Cidadão: É obrigatório levar o teu Cartão de Cidadão para a prova. Este será usado para confirmar a tua identidade antes do início da prova.

Material Recomendado

1-Água: É importante manter-se hidratado durante a prova. Podes levar uma garrafa de água, desde que não tenha rótulo.

2-Snack: Se a prova for longa, pode ser útil levar um snack leve, como uma barra de cereais ou fruta, para manter os níveis de energia.

3-Material extra: É sempre uma boa ideia levar material extra, como canetas ou lápis, caso algum deles falhe durante a prova.

Material Não Permitido

É importante lembrar que existem alguns itens que não são permitidos na sala de exame. Estes incluem, mas não se limitam a:

1-Telemóveis e outros dispositivos eletrónicos: Qualquer tipo de dispositivo eletrónico, incluindo telemóveis, smartwatches, tablets, entre outros, não são permitidos na sala de exame.

2-Livros e apontamentos: Não é permitido levar para a sala de exame qualquer tipo de material de estudo, como livros ou apontamentos.

3-Calculadoras avançadas: Como mencionado anteriormente, apenas calculadoras simples são permitidas. Calculadoras programáveis, gráficas ou com capacidade para cálculos simbólicos não são permitidas.

4-Corretor: O uso de corretor não é permitido durante a prova. Se te enganares, deves riscar claramente o que pretendes que não seja considerado.

Lembra-te, a organização e preparação do material para a prova é tão importante quanto o estudo das matérias. Certifica-te de que tens tudo o que precisas no dia anterior à prova, para evitar stress desnecessário no dia do exame. 🚀

Não te esqueças de partilhar o link com os teus colegas. Vamos ajudar uns aos outros a estarmos bem preparados para o grande dia!

Fica ligado para mais dicas úteis e lembra-te: a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Assim, prepara-te bem e enfrenta a prova com confiança. Vamos lá, matemáticos em formação! 🎯🏆

Este artigo foi produzido pelo site de referência em Portugal para exames nacionais, https://www.examesnacionais.com.pt/ Este site é recurso valioso para todos os alunos que se encontram a preparar para os exames nacionais. Nele, encontras uma variedade de materiais de estudo, dicas e conselhos úteis. Encorajamos todos os alunos a visitar o site para obter mais informações e recursos para ajudar na preparação para os exames. Vamos lá, matemáticos! Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *