Neste Dia Mundial do Ambiente, optámos por focar na poluição por plásticos, um problema global premente. Para ilustrar essa questão, escolhemos uma foto que, à primeira vista, parece bela: uma linda tartaruga num lindo mar azul. No entanto, um olhar mais atento revela uma realidade dura e perturbadora. A tartaruga não está a brincar com uma alga marinha, mas a tentar morder um saco de plástico, confundindo-o com alimento. Não percebe a dimensão deste problema? NÓS EXPLICAMOS:

Anualmente, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas em todo o mundo. Metade deste plástico é de uso único, e menos de 10% de todo o plástico produzido é reciclado.

Estimam as Nações Unidas que 19 a 23 milhões de toneladas destes plásticos acabem em lagos, rios e mares todos os anos. Para ter uma ideia, esse volume equivale ao peso de 2.200 Torres Eiffel!

Dentre estes, os microplásticos, que são partículas de plástico com menos de 5 milímetros de espessura, representam uma ameaça devastadora para a fauna marinha. Contudo, o seu impacto não se limita ao meio ambiente e à fauna. Os microplásticos infiltram-se também na nossa cadeia alimentar, resultando numa ingestão estimada de mais de 50.000 partículas de plástico por pessoa, por ano. Este número amplia-se de forma considerável quando levamos em conta as partículas que são inaladas. Para agravar o cenário, estima-se que cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos fluam para os oceanos todos os anos, número que pode triplicar até 2040. Esta poluição plástica afeta mais de 800 espécies marinhas e costeiras, causando problemas de ingestão, emaranhamento e outros perigos.

Porém, ainda há esperança. A transição para uma economia circular pode contribuir para uma drástica redução da quantidade de plásticos nos oceanos, reduzir a produção de plástico virgem em 55%, poupar cerca de 70 mil milhões de dólares aos governos até 2040, reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25% e criar 700.000 empregos adicionais.

Portanto, neste Dia Mundial do Ambiente, desafiamos a todos nós a fazer a nossa parte. Cada ação, mesmo que pequena, conta. Juntos, podemos fazer a diferença e proteger a nossa fauna marinha, prevenindo situações como a da tartaruga na foto.

Eis 5 ações diárias que podemos tomar para ajudar a reduzir a poluição por plásticos:

1 – Reduzir o uso de plástico descartavel: Escolher produtos reutilizáveis ​​em vez de descartáveis sempre que possível. Isso inclui levar o seu próprio saco para as compras, usar uma garrafa de água reutilizável, copos de café reutilizáveis e talheres de metal.

2 – Reciclar corretamente: Reciclar o plástico que usamos é fundamental. Certifique-se de conhecer as regras de reciclagem do seu município ou cidade, já que nem todos os plásticos são recicláveis em todos os lugares.

3Comprar produtos com menos embalagem: Ao fazer compras, opte por produtos que venham com menos embalagens de plástico. Muitas vezes, os produtos frescos têm menos embalagens do que os processados.

4 – Participar em limpezas de praia ou de parques: Muitas comunidades organizam eventos de limpeza em áreas públicas. Participar nesses eventos pode ajudar a reduzir a quantidade de plástico no meio ambiente.

5 – Apoiar empresas que utilizam práticas sustentáveis: Ao apoiar empresas que se comprometem a reduzir o uso de plástico, incentivamos a indústria a seguir práticas mais sustentáveis.

VAMOS TODOS CONTRIBUIR PARA PARAR COM A POLUIÇÃO DOS PLÁSTICOS!

Ginásios da Educação Da Vinci. Onde há sempre mais para aprender.

www.ginasiosdavinci.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *