A professora Ana Moniz, dedicada ao trabalho com alunos autistas no Bombarral, foi a grande vencedora da edição 2023 do Global Teacher Prize Portugal. Este reconhecimento foi anunciado pelo presidente honorário do júri, o pediatra Mário Cordeiro.

O Global Teacher Prize, uma espécie de “Nobel” da educação, presente em mais de 120 países, é uma iniciativa da Varkey Foundation, que tem como objetivo destacar e honrar o extraordinário trabalho dos professores ao redor do mundo. A versão portuguesa do prémio, promovida pela organização Mentes Empreendedoras, mantém o mesmo propósito, e destaca o desempenho notável de docentes em território nacional, atribuindo um prémio no valor de 30 mil euros.

Ana Moniz, professora de educação especial no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, tem sob sua responsabilidade aproximadamente 126 alunos, do pré-escolar ao 12º ano. Ela se destaca especialmente no trabalho com alunos autistas que frequentam o centro de apoio à aprendizagem.

No seu percurso, a docente tem contribuído para a dinamização de “técnicas multissensoriais” e para a “criação de espaços de aprendizagem ativos e diferenciadores”. Como parte deste esforço, criou uma quinta pedagógica onde os jovens aprendem a ser autónomos, através do contacto com a natureza.

Na cerimónia de entrega do prémio em Lisboa, Ana Moniz, ao receber a distinção, enfatizou o seu empenho para que os seus “meninos sejam cidadãos de pleno direito, sejam respeitados e respeitadores, auto-suficientes e empreendedores”.

A professora é também autora do projeto “Ler Lazer e Aprender” e desenvolve a ação “Aprender a ser Fazendo” na quinta pedagógica Bambilocas, com o objetivo de desenvolver a autonomia dos alunos na realização de atividades da vida diária através do contacto com a natureza.

A vitória de Ana Moniz é um testemunho da paixão, empenho e inovação que caracterizam a sua abordagem ao ensino, e é um exemplo inspirador para todos os educadores.

Conheça aqui os vencedores dos outros anos.

Professora do Bombarral, Ana Moniz, vence o “Global Teacher Prize Portugal”, premiando o trabalho que vem realizando com alunos autistas. O Global Teacher Prize, frequentemente comparado ao “Nobel” da Educação, é um reconhecimento internacional que homenageia o “melhor professor do mundo” com uma distinção e um prémio avultado de 1 milhão de Euros. No mesmo espírito de valorização da excelência educativa, existe o Global Teacher Prize Portugal, a versão nacional do prémio. Este galardão, premeia o mérito de um Professor de Portugal, ao qual é atribuido um prémio monetário de 30 mil euros.

Ginásios da Educação Da Vinci felicitam a Professora Ana Moniz por esta distinção. O seu trabalho inspirador e a sua dedicação incansável são um exemplo para todos nós no campo da educação. Parabéns, Professora Ana!

Fonte: Global Teacher Prize Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *