Desde quando e porque é que se comemora no dia 1 de maio o Dia do Trabalhador?

Não sabes? NÓS EXPLICAMOS:

O Dia Mundial do Trabalhador é comemorado no 1º de maio em praticamente todos os países do mundo. De facto tem origem nas lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, salários justos e redução dos horários de trabalho, no final do século XIX.

A escolha do dia 1º de maio está relacionada aos eventos ocorridos em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos da América.

Nesse ano, uma greve geral foi convocada pelos trabalhadores para reivindicar o horário de trabalho de 8 horas diárias. A manifestação culminou na Revolta de Haymarket, a 4 de maio, quando um atentado com bomba e a repressão policial resultaram na morte de vários manifestantes e polícias. Em 1889, durante a Segunda Internacional Socialista, em Paris, o 1º de maio foi escolhido como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória dos eventos de Chicago. E assim foi ficando até aos dias de hoje na maioria dos países do mundo.

E em Portugal?

Em Portugal, o Dia do Trabalhador começou a ser comemorado no início do século XX, como parte das lutas sindicais e laborais que aconteciam por todo o país. Durante a ditadura do Estado Novo, liderada Salazar, as comemorações foram muitas vezes reprimidas, sendo que nunca deixou de ser assinalado, mas só se tornou feriado nacional após a Revolução de Abril. O 1º de Maio de 1974 constituiu uma grande explosão popular, citando o historiador Fernando Rosas, foi “uma espécie de prefácio do processo revolucionário que então se inicia.

Após a Revolução dos Cravos, em 1974, o Dia do Trabalhador voltou a ser celebrado e foi instituído como feriado nacional em 1975.

Atualmente, o 1º de maio é uma data importante para relembrar as conquistas dos trabalhadores, refletir sobre as condições de trabalho e lutar por melhores condições e direitos para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *