Dia 21 ocorre o solstício de verão. É neste dia que começa o Verão. É o dia com mais horas de luz do ano. Sabes o que é o solstício? Nós Explicamos:
O solstício de verão é um fenómeno astronómico que ocorre quando o eixo de rotação do nosso planeta está mais inclinado em direção ao sol do que em qualquer outro momento do ano. Este é o dia mais longo do ano, o que significa que teremos mais luz solar do que qualquer outro dia, marcando assim o início oficial do verão no hemisfério norte.
A partir de amanhã, após o solstício de verão, os dias começam gradualmente a ficar mais curtos e as noites mais longas até ao solstício de inverno, que ocorre por volta de 21 de dezembro.
No hemisfério sul, esta data marca o solstício de inverno, que é o dia mais curto do ano e o início oficial do inverno. Isto ocorre devido à inclinação do eixo de rotação da Terra, fazendo com que enquanto um hemisfério esteja inclinado em direção ao sol (o que causa o verão), o outro esteja inclinado para longe dele (o que causa o inverno).
A palavra “solstício” vem do latim “solstitium” e significa “sol parado”. Durante o solstício, o sol parece parar no céu ao meio-dia, atingindo o seu ponto mais alto no céu e oferecendo-nos o máximo de luz diurna.
O solstício de verão tem sido celebrado desde tempos imemoriais, pois marca o pico do verão e o início do fim da estação mais quente do ano. Em Portugal, este dia é comemorado com festas, rituais e eventos tradicionais em todo o país, desde as fogueiras de S. João no Porto até à dança dos pauliteiros em Bragança.
Para muitos de nós, o solstício de verão é mais do que apenas um evento astronómico. É um tempo para celebrar a natureza, a vida e a luz do sol. É uma oportunidade para refletir sobre a passagem do tempo e para apreciar a beleza que o verão traz.
Então, vamos juntos celebrar o solstício de verão! Aproveita este dia de luz extra para explorar a beleza natural de Portugal, passar tempo com aqueles que amas, ou simplesmente relaxar e desfrutar do sol.
E, enquanto celebramos a chegada do verão no hemisfério norte, enviamos os nossos melhores desejos aos nossos amigos no hemisfério sul que estão a celebrar o solstício de inverno e a chegada do inverno.

Feliz verão para todos!

www.ginasiosdavinci.com / Onde há sempre mais para aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *