De acordo com Ranking das Escolas apresentado hoje, as escolas públicas estão a enfrentar um declínio severo no desempenho académico face ao desempenho das escolas e colégios privados.

O privado e o norte dominam os primeiros lugares do ranking. O grande vencedor deste ano é o Grande Colégio Universal no Porto (média 16,36), seguido do Colégio Efanor em Matosinhos (média 16,20) e do Colégio D. Diogo de Sousa em Braga (média 16,18). Neste ranking, percebe-se facilmente que o privado e o norte têm os melhores resultados.  

No top10 não aparece nenhuma escola publica. A primeira escola publica do ranking é uma escola de artes música a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga. A primeira escola publica de ensino geral só aparece em 46º lugar, que é a Escola Secundária de Vouzela, uma vila da Beira Alta, com média de 13,37 valores nos 130 exames realizados em 2022.     

No entanto, mesmo a média de Vouzela foi inferior à do ano anterior, quando a Escola Artística António Arroio, em Lisboa, liderou com uma média de 13,58 valores.

No final do ranking, nove das dez escolas são públicas. A maioria das dez escolas com pior classificação estão localizadas na área metropolitana de Lisboa, com exceções em Coimbra e nos Açores.

Por distrito, o Porto lidera com as melhores médias (12 valores), seguido de Viana do Castelo (11,8 valores), Braga (11,75 valores), Viseu (11,73 valores) e Coimbra (11,6 valores). Lisboa, que tem o maior número de alunos e realizou quase 50 mil exames, subiu três lugares para o 7º lugar, com uma média de 11,5 valores.

Os alunos que realizaram as provas no estrangeiro obtiveram as médias mais baixas (9,9 valores). No entanto, houve uma melhoria notável nos Açores, que normalmente tem a pior média nacional, mas este ano superou Portalegre (10,8), Setúbal (10,7) e Beja (10,7) com uma média de 10,9 valores.

Estes resultados sublinham a necessidade de se dar mais atenção à qualidade da educação nas escolas públicas e de se implementar políticas que garantam a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente da escola que frequentam.

Pode verificar o ranking completo, ou saber a classificação da sua escola ou das escolas do seu concelho no Jornal Publico: https://www.publico.pt/rankings-escolas-2022/lugar-sua-escola (Fonte)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *