Escolher o curso e a universidade certa é crucial para o teu futuro académico e profissional. Aqui tens um guia com 10 etapas para te auxiliar na candidatura ao ensino superior.

Título: 10 passos para uma candidatura bem-sucedida à Universidade

Escolher o curso e a universidade certa é crucial para o teu futuro profissional. Aqui tens um guia alternativo com 10 passos para te auxiliar na candidatura à universidade.

  1. Pesquisa e informação consulta o site www.examesnacionais.com.pt e o site da DGES – Direção Geral do Ensino Superior para obter informações detalhadas sobre cursos, universidades, médias de acesso, provas de ingresso e outras informações úteis. Lembra-te de solicitar a Ficha ENES na tua escola secundária.
  2. Obtém a senha de acesso ao portal de candidatura online Antes de começar a candidatura, é necessário solicitar uma senha de acesso no site da DGES. Esta etapa é gratuita e deve ser realizada no período estipulado para o pedido de senhas, que normalmente começa em fevereiro ou março.
  3. Insere as notas do ensino secundário Ao iniciar a tua candidatura online, usa a tua Ficha ENES para preencher os campos solicitados com rigor e atenção. A plataforma não te permitirá avançar se cometeres erros.
  4. Insere os exames realizados Nesta etapa, verifica quais exames realizaste e as respetivas notas. A plataforma já deve mostrar todos os teus exames e resultados automaticamente.
  5. Atualiza as informações de contacto Certifica-te de que as tuas informações de contacto estão atualizadas, para que possam entrar em contacto contigo caso seja necessário.
  6. Escolhe as opções de candidatura Seleciona um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior próximo à tua residência e, se pretendes candidatar-te a uma bolsa de estudo, indica-o nesta etapa. Lembra-te de indicar o contingente pelo qual te candidatas e, se aplicável, a preferência regional.
  7. Escolhe os pares Curso/Instituição Nesta etapa, deves escolher até 6 opções de pares curso/instituição, aumentando assim as tuas chances de ser admitido. Ordena as opções de acordo com as tuas preferências e verifica se preenches os requisitos para cada uma delas.
  8. Verifica os pré-requisitos Após preencheres as opções de pares curso/instituição, verifica se há pré-requisitos obrigatórios para alguma das opções escolhidas. Poderão ser pré-requisitos de pré-matrícula (provas de aptidão) ou de matrícula (documentação a ser entregue no momento da matrícula).
  9. Confirma e verifica avisos Antes de concluir a tua candidatura, verifica todas as informações inseridas. Caso haja erros, poderás voltar atrás e corrigi-los.
  10. Conclusão e comprovativo Após submeter a candidatura, imprime o recibo de comprovativo e guarda-o. Este documento é a prova das opções de candidatura que selecionaste.

Este guia simplificado em 10 etapas deve facilitar a tua candidatura à universidade. Se ainda tiveres dúvidas, consulta o Guia da Candidatura 2022 da DGES.

E para mais informação de exames e acesso ao ensino superior consulta https://www.examesnacionais.com.pt/ , o site referencia de alunos e professores para consulta de informação sobre exames nacionais e acesso ao ensino superior.

https://www.ginasiosdavinci.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *