Notícias de Guimarães

Programa de Revisões para as Provas de Aferição 2018

Os alunos do 2º, 5º e 8º anos serão submetidos a provas para fornecer informações detalhadas e potenciar uma intervenção pedagógica atempada, dirigida às dificuldades específicas de cada aluno.

As Provas de Aferição do Ensino Básico que se aproximam podem revelar-se momentos que comprometem o bem-estar dos jovens, pela ansiedade ou novidade que acarretam. De forma a acompanhar os alunos durante a preparação para as mesmas, planeámos um Plano Específico de revisões para os alunos do 2º 5º e 8º anos.

Este Programa de Revisões para as Provas de Aferição contempla uma breve síntese dos conteúdos dos diversos domínios da disciplina, seguido de resolução e correção de exercícios e provas modelo, de forma a identificar e consolidar os conhecimentos. Será fornecido um manual com exercícios e provas para que o aluno possa posteriormente continuar o estudo até à prova em junho.

Os alunos inscritos serão acompanhados por professoras especializadas e experiente no ensino das disciplinas. A duração do plano é de 10 horas no horário das 11h-13h durante as férias da Páscoa. O custo do programa é de 85€. As inscrições encontram-se abertas até 23 de março, e pode ser feita nas Instalações na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, Guimarães (junto ao Pingo Doce), ou pelos contactos 253 088 028 | 934 408 239 | guimaraes@davinci.com.pt .


Os Pais, os Jovens, as Provas de Aferição e o DAVINCI

Os Encarregados de Educação são fundamentais para a otimização do processo de aprendizagem. Podem facilitar a criação de condições físicas em casa (local de estudo organizado e adequado, evitar interrupções por parte dos amigos, irmãos, etc.) e ajudar na gestão do tempo e organização pessoal.

Apesar de não entrarem nos parâmetros de avaliação dos alunos, estas provas serão objeto de análise aprofundada e posteriormente receberá um relatório completo sobre as aprendizagens do seu educando. Se verificar alguma alteração de comportamento, preocupação ou ansiedade no seu educando, queira por favor fazer referência imediata a esses sintomas/alterações para que possamos aferir a possível influência dos mesmos e intervir se necessário.

As Provas de Aferição têm carácter obrigatório para todos os alunos do 2º, 5º e 8º anos sobre diversas disciplinas e áreas. Deve consultar todas as informações e calendário em www.iave.pt

A equipa DAVINCI estará sempre disponível para Vos receber, e ao Seu dispor estará igualmente o Gabinete de Intervenção Psicopedagógica através dos psicólogos e técnicos. Poderão definir novas estratégias de estudo, dando alguns conselhos úteis de aplicação prática para os dias que antecedem a prova. O GIP e os professores organizarão atividades e estratégias de Métodos de Estudo, Gestão de Tempo e Preparação para as Provas de Aferição.


Mais algumas dicas para os pais…
    • O jovem deve ter um espaço para o estudo e materiais escolares. Deve estar arrumado e organizado por ele.
    • O plano de estudo deve ser colocado em local visível e deve conter objetivos.
    • Devem ser feitas perguntas sobre o estudo. Pedir o feedback para aferir se a criança está a atingir os objetivos propostos ajuda a sua organização mental.
    • Devem ser monitorizadas as horas de sono e alimentação, o descanso é fundamental!
    • A autonomia é essencial para o seu desempenho futuro, no entanto deve acompanhar o seu estudo para se certificar que de facto as aprendizagens são consolidadas.